14.09 | 08.10.2023

giovanni battista piranesi, pedro pascoinho: VIXIXIV

em colaboração com | in collaboration with 222T @ myntgata 2, 2.etg, 0151 oslo norway

 


Em Giovanni Battista Piranesi, Pedro Pascoinho: VIXIXIV são apresentadas três gravuras da autoria de Piranesi (1720-1778), artista veneziano que desenvolveu a sua prática em Roma, e uma peça sonora do artista visual e músico Pedro Pascoinho. Estas gravuras, que integravam o icónico folio Carceri d’invenzioni (1761), e a peça sonora partilham terreno formal comum e aspectos existenciais similares.

Não sendo apenas artista mas, também, arquitecto e arqueólogo, Piranesi documentou nas suas gravuras ruínas da antiguidade clássica e elementos escultóricos que povoavam a cidade de Roma e que mais tarde recuperou para os Carceri, integrando-os em edificações imaginárias de proporções colossais e, nas quais, a exactidão arquitectónica é propositadamente ignorada em favor de um sentimento de assombro ao mesmo tempo que lidava com a efemeridade humana.

Pascoinho, um músico experiente, utilizou ao longo dos anos ambientes sónicos como complemento à sua prática pictórica. Muito influenciado por géneros musicais como o post-rock, experimental e world music, neste projecto utiliza samples, field recordings e sons para criar uma tapeçaria sonora composta por elementos que o artista tem vindo a coligir da mesma maneira que Piranesi compilou imagética arqueológica.

Uma cassete foi editada pela esculápio edições de artista.


In Giovanni Battista Piranesi, Pedro Pascoinho: VIXIXIV
are presented three etchings by the Venetian-born Rome-based artist Giovanni Battista Piranesi (1720-1778) and a sound piece by visual artist and musician Pedro Pascoinho. These etchings, which integrated the iconic Carceri d’invenzioni folio (1761), and the sound piece share common formal ground and similar existential undertones.

Not only an artist, but also an architect and archeologist, Piranesi documented in his etchings’ classical antiquity ruins and sculptural elements that sprinkled the city of Rome, which he later rescued for the Carceri, only to integrate them into imaginary buildings of colossal proportions where architectural exactitude is purposely overlooked in favor of a sense of awe while dealing with human transience.

A seasoned musician, Pascoinho has throughout the years used sonic environments as a complement to his pictorial practice. Heavily influenced by post-rock, experimental and world music, for this project he lays hand to samples, field recordings and sounds to create a complex sonic weaving composed by elements he has been collecting for years in a similar fashion Piranesi collected archeological imagery.

A cassette tape was released by esculápio artist editions.